Ratos

Os ratos possuem hábitos noturnos e ficam abrigados em locais para permanecerem fora da vista e do alcance dos seres humanos, o que pode ter dificultado visualizá-lo durante a inspeção. Seu ninho é feito de qualquer material, podendo fazer uso de caixa de papelão ou outro material qualquer que fique sem a devida guarda ou acondicionamento. Somado à estimativa média de, nos grandes centros urbanos de nosso país, pode chegar a 15 ratos/habitantes (quando nos EUA é de dois ratos/habitante), tem-se que no Brasil, cada ser humano joga fora cerca de 10% de lixo orgânico (alimentos), o que alimenta 4 ratazanas e 3 camundongos.
deratizacao-controle-de-pragas-ratos
A utilização de produtos com efeitos letais imediatos, além de ser letal trazendo riscos para o ser humano, não propicia a diminuição de roedores em uma área, e sim, inverte o efeito desejado aumentando a população existente, visto que uma colônia de ratos procura sempre manter um número limite de indivíduos. É o chamado Efeito Bumerangue ou Inversão de Efeito, que ocorre porque os ratos possuem neofobia (fobia ao novo) e enviam os indivíduos doentes mais idosos ou mais novos para testar um alimento novo introduzido em seu ambiente. A morte instantânea de um deles avisa aos demais do perigo daquele “alimento”, fazendo com que os outros o evitem e com que as fêmeas gerem novas crias para restabelecer o equilíbrio do número de indivíduos na colônia. As novas crias, em número maior ao de indivíduos permitidos, disputam o lugar vago, onde os perdedores que conseguem escapar da morte, fogem daquele território e vão habitar as áreas vizinhas, estabelecendo novas colônias.

Por isso uma intervenção humana em áreas infestadas por roedores, tem necessariamente que ser decisiva e completa. Uma intervenção errônea pode ter efeitos desastrosos, assim o combate aos roedores deve ser feito de forma racional, técnica e completa, pois uma falha nesse trabalho pode conduzir a situações futuras de solução difícil e onerosa.

 

Acabe com a praga de ratos com segurança, solicite uma visita da Vital. 

 

Ratos