Carrapato

Animal artrópode. Classe Aracnídeo, Ordem Acarino. Família dos Ixodídeos, de abdome unido e confundido com o cefalotórax, aberturas traqueais na parte posterior e na parte ventral do corpo, e hipostômio armado de espinhos. As larvas são hexápodes. Vivem como ectoparasitas de vertebrados. No Brasil as espécies mais numerosas pertencem ao gênero Amblyomma koch, sendo A. cajennense (fabr.), o carrapato-de-cavalo, a espécie mais difundida no país.

controle-de-pragas-carrapatos
Os carrapatos adultos de cachorros têm aproximadamente 3 mm de comprimento, mas quando estão gordos com o sangue do hospedeiro chegam até ao comprimento de 12 mm. Possuem coloração marrom-avermelhada, mas cinza-azul ou cor de azeitona quando estão cheios de sangue.
Seu hábitat natural é o corpo dos cachorros, entretanto, raramente atacam os humanos. Sua alimentação é a base de sangue, de preferência de cachorro. As fêmeas cheias de sangue pulam do hospedeiro, no caso o cachorro, e rastejam pelo chão até encontrarem fendas e locais escondidos para depositarem entre 1.000 e 3.000 ovos, morrendo em seguida.
Os ovos chocam entre 19 e 60 dias, de onde saem larvas pequenas com 6 pernas. Elas rastejam pelas paredes e se prendem a um cachorro, mas se não encontrarem o animal, podem ficar até 8 meses sem comida e água. Entre 3 e 6 dias elas engordam e atingem 2 mm, ficando com cor azul.

Entre 1 e 3 semanas elas se tornam ninfas avermelhadas-marrons e já estão com 8 pernas. Então se agarram ao animal e engordam durante 4-9 dias, crescendo até 3mm, virando cinza-escuro. As ninfas saem do animal, se escondem e transformam-se em adultas em 12-19 dias.

 

Não deixe os carrapatos ser uma praga em seu ambiente, ligue, somos uma dedetizadora em Maceió pronta para lhe atender.

 

Carrapato